1. O que é que me podem dizer sobre vocês?
A mãe, dividida entre a necessidade de se guiar pela razão, ponderação, organização e rigor com que enfrenta os desafios e as rotinas do dia a dia devido a condicionamentos e exigências da vida pessoal e profissional e uma vivência diária baseada na simplicidade das palavras e das emoções e a lealdade dos gestos genuínos. De sorriso fácil e gargalhada sempre pronta não é, por isso, menos exigente com os que a rodeiam: cultiva relações humanas francas, desinteressadas e incondicionais, valoriza a tolerância, generosidade e atitudes e gestos que se revelam no momento certo consolo e aconchego. Tanto aprecia uma boa leitura como uma passeata junto ao mar ou uma viagem para descobrir outras culturas, costumes, crenças e paisagens, não prescindindo nunca do convívio com a família e os amigos. Natural de Moçambique, vive no Porto desde os 8 anos. Crê encontrar na sua origem o desapego pela aridez das “coisas materiais” e a valorização do ser humano em todas as suas vertentes e complexidades.
O filho, adulto autista, brinda a mãe com sorrisos travessos e gestos carinhosos. Acompanha-a com agrado, revelou-se apreciador de atividades ao ar livre, raquetes e bolas e comida apetitosa . Aos dias de instabilidade, impaciência sucedem-se dias de uma meiguice indescritível, um companheiro.
2. O que o(s) levou a escolher o nosso empreendimento em particular?
A necessidade de levar a cabo obras de recuperação e beneficiação total no apartamento que habitamos há 32 anos e a impossibilidade de alterar grandemente a rotina de vida durante os meses em que essas obras pudessem decorrer, fez surgir a ideia de procurar “casa” nova. Fomos os primeiros ocupantes deste imóvel, que dispõe de excelentes acessos, se situa perto do comércio e dos serviços de que necessitamos, que é generoso em espaços verdes envolventes e onde temos familiares e amigos que já são “família”. A maior parte desta zona habitacional surgiu toda na mesma altura e, talvez por isso, aqui encontrámos o espírito de “vida em comunidade”, de união entre a vizinhança, onde podem ser partilhados os momentos bons e os menos bons e sentimo-nos protegidos e em segurança.
Assim sendo, a procura de nova habitação foi circunscrita a esta área muito limitada e aqui foram visitados alguns empreendimentos novos ou em fase de construção. Este em particular, Porto by ARC Homes, foi desde cedo considerado o de eleição: da janela dos nossos quartos vemos diariamente a obra a crescer, a qualidade do projeto e das características do imóvel apresentadas (nomeadamente os espaços amplos e abertos na habitação que para a nossa realidade de vida são valorizados, a orientação solar, a generosa varanda), os valores da aquisição em causa aceitáveis (dada a situação atual do país nesta área, dificilmente suportável pela maioria dos portugueses), a data prevista de conclusão também pesou não impondo uma mudança precipitada. Foram estes os fatores essenciais que influenciaram a nossa escolha.
3. Como descreve(m) a sua(vossa) experiência ao comprar um apartamento no Porto by ARC Homes?
Foi um processo fácil e aprazível. Disponibilidade elevada e facilidade nos contactos estabelecidos com o gabinete promotor, a cordialidade e simpatia do atendimento, a informação prestada, a qualidade dos suportes visuais apresentados, a existência de um site do empreendimento onde encontramos diversa informação que demonstra aos compradores a preocupação com o seu envolvimento no projeto e no acompanhamento da obra que dará lugar à sua futura casa, são importantes e permitem-nos acreditar no projeto promovido, no sucesso da sua concretização.
4. Qual o objetivo da compra? Para habitação própria permanente, para colocar no mercado de arrendamento ou investimento?
Esta aquisição destina-se sem dúvida a futura habitação própria permanente.
5. Recomendaria(m) o nosso empreendimento a amigos ou familiares? Se sim, porquê?
Acreditando que será concretizado o projeto nas melhores condições apresentadas, apesar da pouca divulgação desta decisão pessoal junto de familiares, amigos e conhecidos, reconheço que já o mostrei com entusiasmo a algumas pessoas e será falado e recomendado a todos os que manifestarem interesse em adquirir uma habitação no Porto.