Porto by ARC Homes aos olhos dos Arquitetos Cerejeira Fontes

Nas imediações do centro do Porto, com excelentes condições de acessibilidade, o edifício beneficia da proximidade do jardim Sarah Afonso, com o qual se relaciona diretamente.

Todos os apartamentos se situam ao nível do primeiro piso ou superior, permitindo criar no rés-do-chão um espaço de entrada comum coberto qualificado de dimensões generosas e amplas, articulado com a envolvente ajardinada.

A fachada tem uma imagem clássica com uma métrica quadrangular de proporções equilibradas, onde se destaca a largura e profundidade das varandas, conferindo maior riqueza volumétrica tridimensional ao conjunto. As janelas foram desenhadas para se obter um balanço perfeito entre visibilidade do interior para o exterior e a privacidade do exterior para o interior.

 Todos as normas e mais recentes boas práticas de projeto foram aplicadas no projeto da envolvente exterior do edifício, nomeadamente no que se refere à orientação solar, sombreamento dos vãos envidraçados, isolamento térmico contínuo em toda a envolvente exterior do edifício e conforto acústico.

A disposição tipológica dos apartamentos cria aberturas para o exterior em fachadas com orientações solares diferentes, favorecendo a iluminação natural e a ventilação cruzada. A escolha inteligente dos pontos de entrada nos apartamentos permitiu a amplificação das áreas úteis de cada um dos compartimentos pela redução ao mínimo indispensável das zonas de circulação. Especialmente beneficiada foi a zona de sala e cozinha, em open space.  Este espaço abre-se generosamente, em toda a largura, para uma varanda coberta exterior de grandes dimensões. Interior e exterior funcionam de modo verdadeiramente complementar, beneficiando do clima ameno do Porto em quase todo o ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topo